terça-feira, 23 de março de 2010

AXÉ

A palavra Axé é de origem yorubá e é muito usada nas casas de Candomblé. Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").

Mas, o Axé ainda pode significar a própria casa de Candomblé em toda a sua plenitude. Daí, uma Yalorixá também ser chamada de Yalaxé(Iyálàse), ou seja, "Mãe do Axé" ou a pessoa responsável pelo zelo do Axé ou força da casa de Orixá.

Axé também pode significar "Vida". E tudo que tem vida tem origem. Chamar a vida é chamar o Axé e as origens. Os Orixás são Axé, os Orixás são Vida.

Agora, o que seria Contra-Axé?

O contra-axé são todas as estruturas de opressão e morte que destroem a vida das comunidades. O contra-axé ainda pode ser todas a quizilás e ewós dentro de uma casa de orixá e também certos tabus que cercam o omo-orixá.

Na tradição dos orixás, axé também pode significar a "força das águas, do fogo, da terra, das árvores, das pedras" enfim de tudo que tem vida. Pois, o Candomblé é um culto de celebração à vida e a toda a força que dela advém, ou seja, o próprio culto, é o próprio Axé.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Ô mulher horrível de feia. Osum deve ter desgosto de passar no orí dela. Sabe pq osum usa chorão? Para esconder a cara de máscara da Suami Ribeiro Ponrtinhal.
    ÔOOOOOOOOOOOOO mulher feia da porra.

    ResponderExcluir
  5. eu até poderia apagar o seu comentário, mais com a permissão da minha mulher, a suami de osun vou deixar,pois afinal quem a conhece de verdade sabe que ela de feia não tem nada...por sinal mulher bela e por mim amada..e em relação a ser indaka mavula, como vc expressou,ela é que esta certa, pois por ser de osún ela enxerga longe quem não vale nada e vai limpando o asé ...e como ela mesmo diz: goste de mim quem quizer!!....ela é tão especial que até a osun dela é diferente das outras..e detalhe : o nome dela todo não é esse, para seu desgosto informativo voce cantou a pedra errada...o que eu gosto em suami é ela ser impar, ou a amam ou morrem de inveja...e passe bem: OSÙN A KANAKANA...OSÙN AKINDERESCH...

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.